sábado, 22 de agosto de 2009

Visita Pedagógica ao Museu Histórico e de Paleontologia de Monte Alto


TEMA
A importância dos documentos históricos para o estudo da História da humanidade

PÚBLICO ALVO
As atividades que foram desenvolvidas com relação ao projeto contemplam as 5ª a 8ª séries.

DATA DE REALIZAÇÃO E ATIVIDADES REALIZADAS

Primeiramente, foram trabalhados os conteúdos na sala de aula. Em especial nas 5ª séries, foi realizado um seminário do aluno, Cláudio (7ªB) sobre os dinossauros. Para encerrar, a visita pedagógica foi realizada no dia 14/04/2009 (terça-feira).

RESULTADOS

Os alunos demonstraram grande interesse e curiosidade pelo assunto, com grande participação nas aulas expositivas e atividades desenvolvidas. Além disso, somou-se a participação no seminário do aluno Cláudio (7ª série B). Estudioso sobre o assunto, Cláudio conseguiu prender a atenção de todos e mostrar novas estratégias no processo de ensino-aprendizagem.
Coincidentemente, a EPTV, dias antes da visita cultural, mostrou uma reportagem sobre o Museu, estimulando mais o passeio. Os alunos tomaram contato com diferentes fontes históricas e perceberam que o estudo da Pré-História e outros períodos da História só foram possíveis, graças às fontes históricas, como os fósseis, encontrados por arqueólogos. Com esse contato com fontes de diferentes épocas (fósseis da pré-história, objetos do final do século XIX e do século XX), os alunos compreenderam o conceito de mudanças culturais e de hábitos, que se desenvolvem com o passar dos anos. Como essas transformações são os objetos de estudo da disciplina de História ao longo do ano, os resultados serão colhidas também posteriormente.

Professora de História Ilana